quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A VERDADE SOBRE A FAMAR


Esta entrevista foi realizada para ser entregue ao JORNAL ESPAÇO LIVRE, mas infelizmente, não saberia dizer aos senhores se estas foram publicadas, primeiro por que fiquei alguns dias fora da cidade, e ao voltar fiquei sabendo de matérias que foram colocadas neste jornal com determinados tipos de agressões aos apresentadores do canal comunitário, e isto acabou por causar um pouco de problemas no relacionamento com o DIRETOR DO JORNAL, o senhor DANIEL DA MATA, mas GRAÇAS à DEUS já resolvemos esta pendência, e hoje aguardo o mesmo para uma parceria no ESPAÇO LIVRE NA TV.
Segue então, abaixo, a entrevista com o DIRETOR DA FAMAR, senhor PAULO CÉSAR PEREIRA, hoje Presidente afastado.

EL: o que significa FAMAR?

PC: FAMAR é a sigla da Federação das Associações de Moradores de Angra dos Reis.

EL: Porque foi criada a FAMAR?

PC: Com a destruturação do COMAM, devido à falta de união entre os membros da entidade, somada a esta a cooptação de alguns Presidentes de Associações através da partidarização, presente em todos os movimentos populares, um grupo de pessoas convocadas pelo Comitê Pró-Cidadania, entidade que busca a realização de objetivos comuns, que é o bem social, resolveu criar uma entidade que fosse uma opção na solução do resgate da CIDADANIA perdida, com a união de pessoas de mentes abertas e com objetivos coletivos, sem vaidades ou individualismos. Desta forma nasceu a FAMAR.

EL: Quando foi criada a FAMAR?

PC: A FAMAR foi fundada em 30 de maio de 2008, e conta com a participação de associações de bairros, entidades sociais e pessoas físicas, sendo que os cargos de diretoria pertencem apenas às associações de bairros. Os outros fundadores não têm direito a votos, apenas a voz, somando e multiplicando esforços na busca do bem comum, podendo apresentar soluções e projetos.

EL: Porque a FAMAR não se apresentou para a sociedade até esta data?

PC: No momento que a FAMAR foi fundada estávamos próximos ao início da última campanha eleitoral e a nossa diretoria analisando a cooptação de grande parte dos integrantes do movimento comunitário tomou a decisão de aguardar o término da campanha para iniciarmos nossas atividades.

EL: Mas a campanha terminou em outubro de 2008, e já estamos praticamente no meio do ano. O que ocorreu para que não fossem iniciadas as atividades da FAMAR no início do ano de 2009?

PC: Um dos projetos do Comitê Pró Cidadania é o PROJETO VOZES DE ANGRA, utilizando como ferramentas as mídias escrita, falada e televisiva. Após diversas conversações entre o COMAM, e alguns diretores da AMACAR- Associação de Moradores e Amigos do Centro de Angra dos Reis chegamos à conclusão que o primeiro passo deste projeto seria colocar em funcionamento o CANAL COMUNITÁRIO, que estava fechado a mais de ano. E junto com este objetivo resolvemos buscar o resgate do movimento comunitário, integrando-nos ao COMITÊ PRÓ-CIDADANIA, que apresentou-nos um projeto de integração, onde a parte mais importante seria a participação das associações de bairros. Obviamente dentro de um critério embasado nos objetivos principais desta entidade: re-edificar o homem, resgatar almas, desarmar a violência e cultivar vidas.
Nasceu então neste momento a idéia de criarmos uma nova entidade, sem os ranços do passado resultados dos individualismos e vaidades que, infelizmente, “manipulam” o movimento popular de nossa cidade. Desta forma nasceu a FAMAR, que apoiada pelo Comitê Pró Cidadania, começou a buscar entendimento entre as partes que poderiam somar e multiplicar esforços para MUDAR o atual conceito de COMUNIDADES, relacionado diretamente a uma SOLIDARIEDADE que prende. O objetivo é desenvolver projetos que realizem uma SOLIDARIEDADE que liberta através da criação de oportunidades e como o primeiro passo é divulgar estas ações tomamos como prioridade o funcionamento do CANAL COMUNITÁRIO.
Desta forma nossa entidade, representada pelo Diretor de Projetos do COMITÊ PRÓ-CIDADANIA, Luiz Carlos, intermediou um acordo entre os dois grupos que disputavam este espaço que é de todos, mas infelizmente uma das entidades não cumpriu um dos itens do acordo e desta forma o CANAL COMUNITÁRIO ficou sendo usado indevidamente, até o dia 27 de janeiro de 2009, por um dos grupos, que é apenas usuário, com direito há seis horas, mesmo com diversas reclamações encaminhadas pelo GESTOR do CANAL COMUNITÁRIO, o COMAM, para a “Presidente” da TVCOM.
Mas este fato teve um resultado positivo. Fortaleceu o relacionamento entre nossas entidades, COMAM e FAMAR, e resolveu-se então: LUTAR PARA RETOMAR DAS DEZOITO HORAS DO CANAL COMUNITÁRIO QUE PERTENCEM AO COMAM, RE-ERGUER O COMAM E ESTRUTURAR a FAMAR, bem como o COMAM, sem os erros do passado, com pessoas que realmente queiram participar das soluções para os objetivos comuns, e não apenas utilizarem-se de sua posição dentro da associação em questão. Resumindo: Aprendermos com nossos erros do passado, viver o presente e planejarmos o futuro.
Então o primeiro passo foi locar um imóvel para instalar a sede do COMAM, que foi conseguido apenas no meio do mês de dezembro de 2008. Com as festas de fim de ano quase encima, deixamos para iniciar as obras de reforma do imóvel no início de janeiro.
Logo após o término da reforma do local houve a solicitação a NET ANGRA dos horários que pertencem ao COMAM, prontamente atendidos.
Em ato seguido tomamos a decisão de juntar forças e diminuir custos. Então decidimos locar o imóvel na frente da sede do COMAM e mudar a sede da FAMAR para este local. No exato momento estamos terminando as obras do local, e no início do mês de julho estaremos já com a sede funcionado a todo vapor.

EL: O senhor Cristiano tem freqüentado a TVCOM e feito reuniões usando a prerrogativa de Coordenador da FAMAR. O que o senhor tem a dizer sobre isto?

PC: No primeiro momento, que soubemos da iniciativa de se criar o que já estava criado, procuramos pessoas ligadas ao senhor Cristiano e comunicamos o fato. Estivemos na casa do Sandro que é Presidente da Associação de Moradores do Sertãozinho do Frade, na casa do senhor Nelson da Japuíba, no gabinete do Vereador Cordeiro, e comunicamos o fato a estes e a diversas outras pessoas ligadas ao movimento comunitário em Angra dos Reis, como o senhor Denerval e o Chico do Camorim. Mas infelizmente parece que estas pessoas que gostam de dividir e diminuir, não entenderam ainda que é chegada a hora de somar e multiplicar.

EL: Em um dos programas da TVCOM o senhor Cristiano disse que estavam chamando-o para conversar. Houve algum encontro relacionado a este objetivo?

PC: O que houve foi o seguinte. O Luiz Carlos encontrou com o senhor Cristiano no momento que conversava com um amigo comum, o senhor Alceu, e durante esta conversa surgiu um comentário do senhor Alceu em relação à criação da FAMAR. Neste momento o Luiz Carlos disse ao senhor Cristiano que gostaria de conversar com ele sobre este assunto para que ele não “viajasse na maionese”, mas não houve conversa sobre o assunto. Simplesmente foi sugerida pelo Luiz Carlos uma reunião entre o senhor Cristiano e ele para que fossem expostos todos os fatos, hoje aqui expostos.

EL: O senhor ocupa um cargo na Prefeitura. Segundo a intenção da “FAMAR II”, na diretoria desta entidade não será permitida a presença de pessoas com cargos na Prefeitura. Qual será o procedimento da FAMAR em relação a este assunto?

PC: Como estamos neste processo de colaborar com a reorganização do COMAM e do CANAL COMUNITÁRIO, não era até o momento prioridades relacionadas à FAMAR, desta forma não houve nenhuma preocupação nossa em relação a este fato, tanto que no momento que assumi o meu cargo apenas afastei-me da entidade, pedindo licença até que a FAMAR iniciasse suas atividades. Mas agora, devido a este fato relacionado à “FAMAR II’, iremos buscar os melhores mecanismos que possam fortalecer nossa entidade, e sem dúvidas, se for esta a melhor solução para incrementar a credibilidade das outras associações em relação a nossa, estarei entregando o meu cargo na diretoria para que seja ocupado por outro que não tenha compromisso com a Prefeitura.

EL: Nos dias 29 e 30 de maio houve o congresso da FAMERJ que é a Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro, e o COMAM participou de uma das chapas, que inclusive ganhou a votação. Como fica a situação da FAMAR em relação à FAMERJ?

PC: Não viemos para diminuir e nem dividir, desta forma, somamos com o COMAM e também somos filiados a FAMERJ, e com certeza na próxima eleição também estaremos participando de uma das chapas.

EL: E onde fica localizada a FAMAR?

PC: Ela está localizada na Rua Dr. Silvio de Castro Galindo, 121, Jardim Balneário.

EL: O que o senhor tem a dizer aos “diretores da FAMAR II”, hoje UNIMARANGRA?

PC: A união será força se o movimento for geral. Se eles souberem somar e multiplicar estão convidados desde já a participarem. Lembro que sonhar sozinho é apenas sonhar, e que sonhar em conjunto é poder realizar. Então, se sintam convidados a sonharem conosco. Mas caso contrário, podem continuar onde estão. Tem um ditado que diz: “Antes só que mal acompanhado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário