sábado, 23 de janeiro de 2010

EXPLICAÇÕES DO COMITÊ PRÓ CIDADANIA SOBRE O CANAL COMUNITÁRIO - PARTE I-




















Na maioria das organizações coletivas, que buscam agregar cidadãos de determinadas classes, seja profissional, política, social, esportiva ou religiosa, o objetivo principal é alcançar o sucesso almejado pelo grupo envolvido no processo. No entanto, aparecem os cidadãos que se “apossam”, como únicos e verdadeiros donos da entidade, seja uma COOPERATIVA, SINDICATO, ONG, CLUBE, TIME DE FUTEBOL ou IGREJA.

Estes, com certeza, têm mais instrução, são mais “espertos” do que a maioria, e assumem todos os poderes dentro destas organizações: administrativo, operacional, financeiro, enfim, são os únicos que decidem tudo, sem se importarem com a maioria, não consultando ninguém, para qualquer tipo de atitude a ser tomada, falando como se fossem os únicos responsáveis da entidade.

Agem de forma tal, devido à comodidade de alguns, ou confiança demasiada, de outros, assim como acontece na política, onde alguns políticos assumem a realização de promessas, feitas durante a campanha eleitoral, a serem realizadas em benefício da comunidade.

Por isto, muitas vezes, vemos cooperativas, sindicatos, clubes ou igrejas, não chegarem ao objetivo determinado na fundação, muitas assumindo débitos fiscais ou financeiros, outras ficando apenas no papel, sendo manuseada pelo associado “esperto”, que as usam de acordo com o seu interesse.

Quanto a alguns políticos, eleitos através de nossos votos, ficam apenas nas promessas, nem mesmo no compromisso. Conforme um Deputado Federal, eleito nas últimas eleições, declarou, e ainda disse que não era hipócrita, como outros políticos, o objetivo a ser atingido é se dar bem, esquecendo-se do eleitor, que talvez nem mais seja lembrado, nem atendido nos gabinetes destes políticos. E muitos chegam a perpetuarem-se no cargo, mesmo depois de várias acusações, como temos visto todos os dias através da mídia.

Temos um exemplo claro destes fatos em nossa cidade. É o que acontece com canal a cabo destinado à TV Comunitária.

Este canal foi liberado para a comunidade em meados de 2002.

Já se vão quase seis anos e até hoje não cumpriu seu papel perante a sociedade angrense, devido ao grande número de cidadãos, que assumem a posição de “donos”, e devido ao individualismo e suas vaidades pessoais, ou quem sabe, por segundas e escusas intenções, impedem que a comunidade tenha um canal de TV, mesmo que seja a cabo, a disposição para suas reivindicações, reclamações, informação e até mesmo para sua educação.

Devido a estas vaidades, muitas brigas existem e culminou em um processo na justiça, envolvendo o COMAN, a ADEFAR, a TVCOM, a NET Angra, e outros “brigões” envolvidos.
Vocês podem ver o resultado destas brigas nos diversos BLOGS, através da Internet, que hoje infestam nossa cidade, onde cada um quer colocar a sua verdade, sempre pela sua ótica, muitas das vezes, utilizando-se de linguagem chula e agressiva.

Como diz um ditado popular: “Numa guerra, entre mortos e feridos, não há vencedores”.

Desta forma, todos perdem: os que tentam ter o “poder” em suas mãos e os que têm a vaidade de donos de TV realizada, mas, com certeza, os únicos perdedores e prejudicados são os cidadãos angrenses.

O QUE FAZER?

Aguardar que todos os envolvidos nesta “blogação” resolvam parar com esta palhaçada diária, com calúnias, difamações e outros adereços, ou esperar que todos se matem uns aos outros ou vamos procurar tomar uma atitude de cidadãos interessados em participar dos problemas de nossa cidade?

Até quando seremos passivos? Quando tomaremos uma decisão na busca de nossos direitos garantidos na Constituição, e que hoje, é um circo nas mãos de irresponsáveis e incompetentes?

Lembre-se que só fazem conosco aquilo que deixamos.

RELATO DOS PASSOS E ATITUDES DO COMITÊ PRÓ-CIDADANIA EM RELAÇÃO AO CANAL DE TV COMUNITÁRIO DA CIDADE DE ANGRA DOS REIS.

POR QUE ANGRA DOS REIS?

Em meados de setembro de 2005 o idealizador e Diretor de Projetos do Comitê Pró Cidadania, Luiz Carlos Verri Coutinho, retorna à cidade de Angra dos Reis, para iniciar os primeiros passos do Projeto Cidadania Brasil em Angra dos Reis.

Esta cidade foi escolhida por vários motivos.

O primeiro deles é que o Diretor de Projetos é um angrense “adotado”, apaixonado pela cidade, e pelo seu povo e tem um bom círculo de amizade na cidade, onde já teve até um pai “adotivo”: nosso guru, Dr. Carlos Alberto, infelizmente falecido.

O segundo é que a nossa cidade é de uma beleza inigualável, segundo nossos olhos e de muitos, disputando a quarta posição de cidade mais conhecida do Brasil, no mundo, com a cidade de Florianópolis, e é a vigésima nona marca mais conhecida do mundo, podendo desta forma, ser mais fácil integrar os estados e municípios brasileiros, e os países do mundo, incrementando nosso turismo, principalmente, do visitante com deficiência, aproveitando a expertise da ADEFAR, no atendimento e tratamento dos cidadãos com deficiência física.

O terceiro motivo é que temos um Porto, infelizmente mal operado, e que no projeto de integração do Comitê Pró Cidadania, seria o parceiro ideal para uma logística intermodal (porto-ferrovia-rodovia-aeroporto), na integração de Angra dos Reis, com a cidade de Resende, hoje entreposto da Zona Franca de Manaus, e a Amazônia, na área comercial e de transporte, da produção da Zona Franca de Manaus, e por que não, também aprimorar o Porto para o turismo nacional e internacional.

O quarto motivo é o Aeroporto de Angra dos Reis, hoje em expansão, podendo agregar uma marina, integrando a cidade também através da aviação, com as grandes capitais brasileiras e o mundo, incrementando mais o nosso turismo.

O quinto motivo é talvez o maior dos motivos. Faz parte dos projetos do Comitê Pró Cidadania, a integração dos transportes através de HIDROPORTOS, para que aviões anfíbios possam pousar na água, no HIDROPORTO e em todos os hotéis da região, que tenham acesso pelo mar, onde as aeronaves poderiam pousar em pistas, chamadas HIDROPONTOS. Já temos diversos contatos em outros municípios brasileiros, mas o importante é que nossa cidade fosse conhecida como a primeira a ter a disposição dos turistas brasileiros e estrangeiros, um HIDROPORTO e diversos HIDROPONTOS, incrementando mais ainda o nosso turismo.

E o sexto motivo é que a nossa cidade tem uma das maiores arrecadações do Brasil, fazendo inveja a muitas capitais brasileiras, desta forma, dinheiro não seria o problema, talvez, o problema será a falta de vontade política ou a falta de visão das autoridades e empresários, e principalmente, o descaso e a acomodação, da maioria dos cidadãos, que preferem continuar dando motivo para que a nossa cidade seja conhecida como a “cidade do peixe com banana” (numa alusão a lenda da falta de compromisso de nossos cidadãos com o trabalho) e que também NÃO FISCALIZAM O QUE FAZEM NOSSOS POLITICOS, achando melhor usarem de auto-piedade, para reclamar dos erros cometidos na gestão do dinheiro público.

“Não haveria “CARTAS MARCADAS” se o povo ou os seus escolhidos, os VEREADORES, fizessem a sua parte. RESUMINDO: todos cooptaram, isto é, cooperaram entre si”.

O PRIMEIRO PASSO:

O primeiro passo foi buscar parceiros, mas infelizmente, nada conseguimos. Com certeza a explicação veio através de vários fatos acontecidos na cidade desde então, fatos estes antecipados, com um comentário do guru Dr. Carlos Alberto, ao nosso Diretor de Projetos: “Cuidado com quem fala e o que fala, e como fala. Angra dos Reis está uma “bomba” pronta para explodir”.

Como viram ele não ficou para ver a “bomba” explodir. Foi mais experto, preferiu continuar com o orgulho que tinha de nossa cidade, deixando a vergonha para nós.

Como, para qualquer projeto, o importante é a divulgação, buscou-se saber se já existia um canal comunitário na cidade. Descobrimos que tinha uma grande “gaiola das loucas” em “construção”.

Nosso primeiro contato foi com o Rodney, da TV Tupinambá, que segundo ele, estava sendo ameaçado de morte pelo senhor Ari, presidente na época da NET Angra.

O Rodney disse que era o responsável da programação de uma entidade conhecida como TVCOM, que reza em seu estatuto ser uma gestora de canal comunitário e universitário. Na sua formação constam apenas pessoas físicas.

E acreditamos que a mesma não possa ser gestora de canal universitário, por que as entidades que deveriam formam a TVCOM têm que ser entidades sociais, associações de bairros, sindicatos, clubes, igrejas ou cooperativas.

Portanto, para um canal universitário, esta competência caberia às instituições universitárias.

Logo a seguir encontrou-se com o Amorim, que se disse presidente em exercício da mesma TVCOM. Este já era conhecido, de muito tempo, do nosso Diretor.

Nesta oportunidade o Amorim esclareceu que o problema era uma briga do senhor Carlos Tomei, presidente ausente da TVCOM, com o senhor Ari, presidente da NET Angra. Sentindo se ameaçado pelo senhor Ari o senhor Carlos Tomei retirou-se da cidade.

Como Amorim tem uma boa amizade com o nosso Diretor, este aconselhou que o Amorim a fazer uma assembléia e retirar o presidente, que já estava fora a um bom tempo, sem participar de várias assembléias da TVCOM.

O Amorim disse então, que o problema não era apenas este, e sim, que o maior problema era um “tal” de Luiz, presidente do COMAM, “muito perigoso, grosso e bravo”, que não deixava a TV trabalhar, como ela queria. Nosso Diretor colocou-se a disposição para ir ao encontro do “perigoso, grosso e bravo”, e o Amorim disse que não adiantava, pois havia uma ação na justiça e que a qualquer momento a solução viria.

Na oportunidade o Amorim disse que a TVCOM tinha uma advogada, Dra. Marilda Modesto, e mais um diretor, chamado Pastor Marcelio. Nesta oportunidade já havia dois grupos brigando dentro da mesma entidade, um com o Amorim e Pastor Marcelio, e outro com o Rodney.

Procurando ouvir outros envolvidos, nosso diretor procurou o Pastor Marcelio, também seu conhecido há muitos anos. Este relatou que o Rodney tentava tirar o mesmo da instituição, mas que o presidente ausente não lhe ouvia, ouvindo apenas o Rodney.

Nesta oportunidade o Pastor Marcelio mostrou um documento, que era um comunicado da justiça, dizendo que o mesmo deveria comparecer no Fórum para responder algo em relação à TV Comunitária, e nosso diretor disse que ele deveria procurar a advogada da TVCOM. O Pastor Marcelio, disse que não queria ir procurá-la, porque havia problemas entre eles, pois, esta, estaria do lado do Rodney.

Nosso diretor se comprometeu a procurar a Dra. Marilda e falar sobre o papel recebido, e também procurar o outro que seria chamado, o senhor Ricardo Dutra, nosso atual presidente da Câmara. Nesta oportunidade nosso Diretor deu ao Pastor Marcelio a mesma sugestão dada ao Amorim: para solucionar o problema do presidente ausente a solução seria fazer uma assembléia e retirá-lo da presidência.

Nosso Diretor foi procurar o vereador Ricardo Dutra. Este disse que nada sabia, pois há vários anos, logo que começou a confusão, achou melhor ficar de fora, e desta forma o COMAM, havia ficado com a responsabilidade de administrar o canal comunitário.

Antes de o nosso Diretor procurar Dra. Marilda ouvi um comentário que a briga era por causa de uma ação da TVCOM contra a NET Angra, onde o Juiz havia dado ganho de causa para a TVCOM, e que a NET Angra teria que pagar uma multa de R$ 2.000.000,00, por desrespeito a uma ordem do juiz, que solicitava a ligação dos cabos para transmissão do canal comunitário, em local escolhido pela TVCOM, ato este que a NET Angra não teria cumprido, até então. A multa diária tem um valor de R$ 10.000,00.

Ao chegar ao escritório da Dra. Marilda a primeira pergunta que nosso Diretor fez à mesma foi se ela estava interessada em colocar a TV comunitária para funcionar ou ganhar o valor da multa contra a NET Angra. Ela respondeu que queria colocar o canal para funcionar.

Nesta época o canal funcionava da seguinte forma: 18 horas, diárias, a disposição do COMAM e 6 horas, diárias, a disposição da TVCOM. Estas seis horas, diárias, foi o primeiro resultado da ação da TVCOM contra a NET Angra. O segundo passo aguardado, até hoje, pela TVCOM, seria a ligação do sinal de transmissão, no local que a TVCOM indicasse, e o terceiro passo seria solicitar as outras 18 horas, que estavam à disposição do COMAM, isto segundo diretores da TV COM.

Alguns dias mais tarde nosso Diretor encontra-se com um amigo que não via há muitos anos. Adivinhem quem era? Era ele mesmo. O “perigoso grosso e bravo”. O Luiz do COMAM.

Numa conversa franca, devido à amizade, e a forma fiel e honesta no tratamento de questões muito piores do que estas, o Luiz do COMAM expôs que a NET Angra havia concedido à gestão do canal comunitário para o COMAM, a ADEFAR e a FUNDAÇÃO DELTA, representada pelo Rodney, na ocasião, e que devido a uma briga entre o senhor Carlos Tomei e o senhor Ari, foi criada uma entidade chamada TVCOM. O Rodney teria decidido ir para o outro lado, participando da TVCOM. E que fundada a TVCOM, esta entrou na justiça solicitando o direito de uso do canal comunitário.

A decisão do Excelentíssimo Dr. Juiz foi que a TVCOM teria direito de uso de seis horas diárias na programação do canal comunitário, e que a NET Angra deveria ligar o cabo no endereço da TVCOM, fato este nunca realizado, sob a pena de pagar uma multa diária de R$ 10.000,00, motivo pelo qual é gerado o valor atualizado de quase R$ 3.500.000,00 de multa, supostamente a ser pago pela NET Angra.

a NET ANGRA declara que o canal comunitário já estava à disposição do COMAM, da FUNDAÇÃO DELTA BRASIL e da ADEFAR, e que não haveria condições de ceder um outro canal para a nova entidade, neste caso a TVCOM.

Devido a comentários espalhados na cidade, que o Luiz do COMAM estava recebendo mensalmente da ELETRONUCLEAR, um valor equivalente a R$ 15.000,00, e que não prestava contas, nosso diretor abusou da amizade, e perguntou ao Luiz onde estava este dinheiro, uma vez que durante a conversa, entre eles, o Luiz reclamava da falta de dinheiro, estando com muitas contas atrasadas, cheio de problemas financeiros, devido a um mau negócio realizado: reformou um estabelecimento em Piraí, e estava vendo que ia perder o que colocou, devido à falta de recursos para continuar alimentando um negócio, cujo faturamento não compensava o investimento e nem as despesas mensais de manutenção.

A resposta foi curta e grossa. Se tiver alguém levando algum recurso é o Zequinha Miguel, pois programação é responsabilidade do mesmo, através de entidades, que este havia apresentado para o COMAM.

O Luiz havia tomado esta decisão, devido ao trabalho que assumiu, perante a secretaria da Administração da Prefeitura, cargo este concedido por agradecimento aos serviços prestados durante a campanha do prefeito, e sua fidelidade ao mesmo, e também por competência.

Nosso diretor perguntou ao Luiz, como ele faria, caso aparecesse alguma entidade, querendo uma hora na programação. Ele respondeu que tiraria das 18 horas do Zequinha, e que quantas outras aparecessem, à solução seria a mesma, até o Zequinha ficar com a quantidade de horas que teria direito, por instituição, de acordo, com as horas a disposição do COMAM.

Nosso Diretor solicitou à Dra. Marilda o contato com o advogado da NET Angra, DR. SID. Nesta reunião o Dr. SID disse que tudo estava correto. A gestão era do COMAM, entendido pela ANATEL e pela NET Angra, nunca pela TVCOM, que o exigido pelo juiz havia sido realizado, tanto que o canal estava no ar, e a TVCOM tinha as suas seis horas diárias.

O próximo passo foi solicitar uma reunião, com o senhor Ari da NET Angra e o nosso Diretor. Nesta, o senhor Ari confirmou as mesmas colocações feitas pelo Dr. SID e que não havia negócio nenhum com a TVCOM, pois a mesma só tinha criado problema para ele e desta forma nada mais havia para ser feito, a não ser o que já estava feito.

Resolvemos não mexer muito na “maionese” e tomamos a decisão de ficar fora desta confusão.

Depois dessa decisão os brigões continuam brigando, incomodando as autoridades, polícia militar, polícia federal, os advogados das instituições e o Ministério Público, com as brigas internas dos diretores, que sobraram da TV COM, as brigas da TVCOM e NET Angra, na justiça, e as brigas de diretores da TVCOM e o Luiz do COMAM, estas todos os dias nos BLOGS da Internet.

Nas brigas internas da TVCOM, o diretor Pastor Marcelio, que segundo a Dra. Marilda e o Rodney, estaria fora da diretoria, conforme, documentação na Polícia Federal, fez uma assembléia, elegeu-se Presidente, e por incapacidade técnica de gerenciar as seis horas diárias que a TVCOM tem de direito, passou estas para a administração do COMAM, conforme documento em posse do COMAM. Segundo o Pastor Marcelio foi usado outro livro para registro dos atos desta assembléia no cartório, por que os livros originais das atas anteriores teriam sido extraviados.

Uma outra eleição para diretoria da TVCOM foi realizada, onde Dra. Marilda assumiu a presidência, e para registro da ata da assembléia foi usado o livro original, que estava em suas mãos. O fato já foi comunicado a autoridade policial, que cuida do processo em andamento, questionando-se a primeira assembléia, que elegeu o Pastor Marcelio para presidente da TVCOM.

Por falta de pagamento o COMAM foi desalojado da seda localizada na Rua Coronel Carvalho. A sede atual é na..... .A dívida é de mais ou menos R$ 11.000,00, segundo o Luiz do COMAM.

Por este motivo foi solicitada a transferência dos cabos de transmissão para o novo endereço.

Segundo documentação enviada pela Net Angra, para o COMAM, a instalação dos cabos, no novo endereço, custa aproximadamente R$ 2.400,00 e tem que ser pago uma mensalidade de R$ 1.500,00, referente ao uso de infra-estrutura.

Então, o problema do canal comunitário estar inoperante é devido à falta de recursos para pagamento da nova religação dos cabos de transmissão, no novo endereço do COMAM.

A situação atual se resume a:

A briga entre TVCOM e Net Angra continua na justiça, a passos de tartaruga, sem posição ou entendimento.

A briga entre a diretoria da TVCOM que saiu na frente, retirando o presidente ausente, e a diretoria que saiu atraz, ainda estão se estudando, para tentarem um acordo entre si, ou aguardam que a justiça defina qual deles está com a razão.

A briga entre o Rodney e o Luiz do COMAM continua. O Rodney “blogando” com o Luiz do COMAM, e o mesmo encaminhando todo o conteúdo para a Federal, da mesma forma que fez com a ata de posse da Presidência da TV COM, que o Pastor Marcelio apresentou, entregando a responsabilidade à Federal. Afinal, o Luiz não é juiz, não está em condições de julgar, e nem de brigar. Como sabem apenas DEUS para julgar, e o ônus da prova cabe ao acusador.

E com certeza não existe briga entre TVCOM e o COMAM, nem mesmo entre Dra. Marilda e o Luiz do Comam, conforme Dra. Marilda e o Luiz confirmam. Embora ambos, dentro de suas óticas, acreditam que cada um deles é gestor do canal, mas isto é uma outra estória, dependendo do término desta primeira, e cabe a justiça saber o que fazer.

O problema agora é saber quem vai pagar a conta. Afinal, para o canal comunitário começar a funcionar, precisa ser pago a taxa de instalação, o aluguel, luz e telefone da sala, e dois funcionários, no mínimo. Estas despesas chegam a quase três mil reais, pendente ainda do valor mensal da taxa de infra-estrutura. Desta forma, a despesa chega a R$4.500,00 mensais.

Pelo que vimos, até agora, achamos difícil que isto aconteça. Todos gostam de apenas “mamar” de graça, não gostam de pagar. E o pior, brigam entre si, esquecendo que para haver “mamadeira”, a “vaca” tem que dar leite, e que para ela dar leite, ela tem que ser alimentada. Quem vai alimentar a “vaca”?

Considerações finais:

Para que haja condições, de ter-se em funcionamento um canal comunitário, tem que haver entendimento, entre os que se propõem a administrar o processo, desde a parte administrativa, até a operacional e técnica. Contar com profissionais qualificados com bons projetos e não pessoas querendo levar algum tipo de vantagem, mesmo que seja apenas aparecer na televisão, sem competência alguma, nem mesmo de entendimento entre si.

A apresentação do balaço mensal do faturamento e das despesas é fundamental, para a credibilidade da instituição. Na verdade este procedimento deveria ser para todas as instituições que dependa de dinheiro, público ou não, para executarem projetos sociais.

O Comitê Pró Cidadania, quando se apresentou para participar do processo do canal comunitário, apresentou, além de projetos, parceiros, como a Rede Brasil de Televisão (www.rbtv.com.br), que apoiaria com equipamentos e profissionais.

Lembramos que nenhum investidor ou parceiro ou apoiador ou patrocinador vai apoiar qualquer projeto sem seriedade, como demonstrou, até agora, o canal comunitário da cidade de Angra dos Reis, onde o individualismo e as vaidades prevaleceram.

Aproveitamos para relembrar que sonhar sozinho é apenas sonhar, mas que sonharmos juntos, podemos realizar.

Francisco Carlos Gomila
Presidente do Comitê Pró Cidadania.

Luiz Carlos Verri Coutinho
Diretor de Projetos Comitê Pró Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário